quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Diferenças entre o barroco europeu e o barroco brasileiro


No barroco europeu as cores, e jogo de luz e sombra são mais valorizados o que enfatiza o contraste. A organização pictórica já não é tão centralizada como a renascentista e é apresentada uma maior proposta de movimento. Essas imagens contam a histórias mitológicas, religiosas e humanistas, que geralmente são cenas do cotidiano da nobreza e da burguesia.
Os artistas barrocos são os maiores responsáveis pelas pinturas das igrejas, utilizando a técnica da perspectiva o que dá um efeito de infinito dos céus. Eles exploram as esculturas como forma de ornamentação das igrejas transmitindo um efeito emotivo do espectador.
Os principais ícones do barroco europeu são: os holandeses Rembrandt e Vermeer, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, e o flamengo Rubens o espanhol Velásquez.
Por outro lado o barroco brasileiro foi influenciado pelo barroco português, mas depois foi adquirindo características próprias, formando a identidade do barroco brasileiro.
O barroco brasileiro iniciou-se em Minas Gerais, durante uma época de efervescência do ouro nessa região (séc. VIII). Esse desenvolvimento favoreceu intensamente a produção artística da região, onde artistas como Antônio Francisco de Lisboa ou Aleijadinho, tiveram grande importância nesse processo. Ele era escultor e utilizava pedra sabão e madeira em suas obras e os temas eram religiosos.
Outros artistas que contribuíram bastante para a disseminação do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim.
Na Literatura, destacaram-se o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno", Pois ele utilizava muitas sátiras em suas composições.  Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro. Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.

By.: Paulo Marcel e Jôninhas xD

14 comentários:

  1. O design e o conteúdo do Blog estão maravilhosos!
    Parabéns equipe!

    ResponderExcluir
  2. vlw Denise
    foi dificil e eu apenas montei
    pode perceber q os melhores artigos foram feitos pela equipe

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio artes e uma merda, e o professor ainda e um, bosta,odeio coisas do passado,mais me ajudou vlw👍✌☝

    ResponderExcluir
  4. Eu odeio artes e uma merda, e o professor ainda e um, bosta,odeio coisas do passado,mais me ajudou vlw👍✌☝

    ResponderExcluir
  5. Eu odeio artes e uma merda, e o professor ainda e um, bosta,odeio coisas do passado,mais me ajudou vlw👍✌☝

    ResponderExcluir
  6. Eu odeio artes e uma merda, e o professor ainda e um, bosta,odeio coisas do passado,mais me ajudou vlw👍✌☝

    ResponderExcluir
  7. aff, tenho que fazer um trabalho de comparação entre o Barroco arquitetônico Italiano e o Brasileiro, embora não tenho exposto muito as características do Barroco brasileiro me ajudou bastante, muito obrigada... ;) :)

    ResponderExcluir
  8. El contenido didáctico es bueno, empero pienso que el autor no expuso efectivamente las diferencias entre entrambos estilos barrocos

    ResponderExcluir
  9. Eu odeio artes e uma merda, e o professor ainda e um, bosta,odeio coisas do passado,mais me ajudou vlw👍✌☝

    ResponderExcluir