segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aleijadinho


Antônio Francisco Lisboa ou Aleijadinho nasceu e morreu na cidade de Ouro Preto – MG. Aleijadinho se destaca no Movimento Barroco por suas belíssimas esculturas.
Aleijadinho era filho de Manuel Francisco Lisboa com uma escrava africana; Seu pai ensinará todos seus conhecimentos ao filho, tornando-o um ótimo escultor. Logo mais João Gomes Batista, pintor e desenhista, teria o ensinado técnicas de desenho arquitetônico.
Uma das suas primeiras esculturas que teria criado foi um chafariz de pedra-sabão para o Hospício da Terra Santa, começando então a trabalhar sozinho;
Aleijadinho viveu no período da saída do Barroco para a chegada do Rococó. Dentre suas obras, deve-se destacar como entalhador: Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei, e como escultor: Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, os 12 profetas, Passos da paixão. Morreu em Novembro de 1814.

 Cristo Carregando a Cruz - Via Sacra de Congonhas 


Cristo no Horto das Oliveiras - Via Sacra Congonhas


Os doze profetas - Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

Mestre Ataíde


Manoel da Costa Ataíde era conhecido apenas como Mestre Ataíde. Nascido no dia 18 de outubro de 1762 na cidade de Mariana - MG. Foi um dos maiores pintores celebres do Barroco Brasileiro, podendo ser até mesmo conhecido como o maior pintor.
           Era filho de Luis da Costa Ataíde e Maria Barbosa de Abreu, portugueses (possivelmente). Tornou-se um grande nome do Barroco juntamente com Aleijadinho.
          Suas pinturas no teto das igreja, tem uma característica marcante em relação ao Barroco, suas pinturas pareciam infinitas e quem o céu estava dentro da igreja. Em uma declaração feita em 1827, Mestre Ataíde em relação a que serve essas pinturas, declara: "puxar a atenção e contemplação dos fiéis aos principais mistérios da nossa Religião", justamente a proposta do Barroco Europeu. A perspectiva que Mestre Ataíde criava além de bela chamava a atenção à riqueza de detalhes, Como a de Jesus ou Deus no Centro e anjos ao redor.

Teto da igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto - MG


Assunção da Virgem - Mariana MG


Nossa Senhora do Carmo - Museu da Inconfidência
                
             Faleceu em 02 de fevereiro de 1830 também em Mariana - MG

Barroco Brasileiro


Foi introduzido no Brasil no inicio do séc. XVII por missionários católicos e jesuítas. Demorou cerca de um século para chegada do Barroco da Europa ao Brasil, fazendo com que o Barroco Brasileiro se tornasse conhecido como “Barroco Tardio”.
A técnica de pintura e escultura foram bem recebidas pela igreja católica que apoiou o novo movimento; As expressões assimétricas, a enfatização da dor, conflito, contraste, o próprio drama, se tronaram as armas da igreja católica contra a reforma protestante.
Além de grandes mestres, (Aleijadinho, Ataíde, Valentim) o Barroco exclusive no Brasil, tem traços indígenas, assim como obras criadas por eles. O Barroco no Brasil, ao contrario de Portugal, não foi movido por inspiração religiosa, mas por riqueza e talento. Uma igreja bem desenhada, esculpida, luxuosa trás certa admiração ao povo daquela cidade na época.


Igreja de São Francisco - BA


As estátuas barrocas eram ornamentadas de forma com caráter ilusório, podendo vir com roupas de tecidos, coroas ou acessórios de ouro ou diamantes ou até mesmo podiam ter cabelo real, essa característica do cabelo já veio no final do Barroco, período intitulado Rococó;
Uma característica marcante do Barroco Brasileiro, é a presença das figuras mestiças muito presentes na pintura de Mestre Ataíde e nas esculturas de Aleijadinho.
O Barroco Brasileiro com essa característica de tardio, demora a encerrar o Barroco ou Rococó no Brasil. Quando a pintura Barroca estava no ápice, na Europa já estava vivendo Neoclassismo e o Romantismo.



sábado, 17 de dezembro de 2011

Gregório de Matos

Nascido em Salvador no dia 23 de Dezembro de 1636 e morreu em Recife no dia 26 de Novembro de 1695; Se tornou advogado poeta sendo um dos maiores influentes escritores do Barroco, conhecido como “O Boca do Inferno” foi o realizador de inúmeras sátiras envolvendo o costume e gosto do povo de todas as classes sociais;
                No ano de 1642 entra no Colégio dos Jesuítas, na Bahia. Foi muito criticado por seus sonetos e suas sátiras também se referirem aos Padres e Freiras ou, ter até mesmo, um ar erótico. Ex.:

“A despedida do Mau governo que fez este governador”
Senhor Antão de Sousa Meneses,
Quem sobe a alto lugar, que não merece,
Homem sobe, asno vai, burro parece,
Que o subir é desgraça muitas vezes.
…………………………………
Pois vá descendo do alto, onde jazia;
Verá quanto melhor se lhe acomoda
Ser homem em baixo, do que burro em
cima.”

Ele também escreveu poesias Sacras e lírica

Poesia Sacra

Ato de contrição, Depois de se confessar
“Bem sei, meu Pai soberano,
que na obstinação sobejo corri, sem temor
nem pejo, pêlos caminhos do engano: bem
sei também que o meu dano muito vos tem
agravado porém venho confiado em vossa
graça e amor, que também sei, é maior,
Senhor, do que meu pecado.”

Poesia lírica
“Anjo no nome, Angélica na cara!
Isso é flor, e Anjo juntamente:
Ser Angélica flor, e Anjo florente,
Em quem, senão em vós, se uniformará
Mas vejo que por bela, e por galharda,
Posto que os anjos nunca dão pesares,
Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.”
“Enfada-se o poeta do escasso proceder
de sua sorte”
Ó que cansado trago o sofrimento,
Ó que injusta pensão’ da humana vida,
Que dando-me o tormento sem medida,
Me encurta o desafogo de um contento!
Nasceu para oficina do tormento
Minha alma, a seus desgostos tão unida,
Que por manter-se em posse de afligida.
Me concede os pesares de alimento.
Em mim não são as lágrimas
bastantes Contra incêndios, que ardentes
me maltratam, Nem estes contra aqueles
são possantes.
Contrários contra mim em paz se tratam,
E estão em ódio meu tão conspirantes,
Que só por me matarem não se matam.

By.: Matheus e New

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Diferenças entre o barroco europeu e o barroco brasileiro


No barroco europeu as cores, e jogo de luz e sombra são mais valorizados o que enfatiza o contraste. A organização pictórica já não é tão centralizada como a renascentista e é apresentada uma maior proposta de movimento. Essas imagens contam a histórias mitológicas, religiosas e humanistas, que geralmente são cenas do cotidiano da nobreza e da burguesia.
Os artistas barrocos são os maiores responsáveis pelas pinturas das igrejas, utilizando a técnica da perspectiva o que dá um efeito de infinito dos céus. Eles exploram as esculturas como forma de ornamentação das igrejas transmitindo um efeito emotivo do espectador.
Os principais ícones do barroco europeu são: os holandeses Rembrandt e Vermeer, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, e o flamengo Rubens o espanhol Velásquez.
Por outro lado o barroco brasileiro foi influenciado pelo barroco português, mas depois foi adquirindo características próprias, formando a identidade do barroco brasileiro.
O barroco brasileiro iniciou-se em Minas Gerais, durante uma época de efervescência do ouro nessa região (séc. VIII). Esse desenvolvimento favoreceu intensamente a produção artística da região, onde artistas como Antônio Francisco de Lisboa ou Aleijadinho, tiveram grande importância nesse processo. Ele era escultor e utilizava pedra sabão e madeira em suas obras e os temas eram religiosos.
Outros artistas que contribuíram bastante para a disseminação do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim.
Na Literatura, destacaram-se o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como "Boca do Inferno", Pois ele utilizava muitas sátiras em suas composições.  Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro. Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.

By.: Paulo Marcel e Jôninhas xD